terça-feira, 3 de março de 2009

Trabalho infantil – um obstáculo à educação


A OIT estima que o trabalho infantil afecte cerca de 165 milhões de crianças entre os 5 e os
14 anos. Muitas destas crianças cumprem longos horários de trabalho, frequentemente em
condições perigosas. O trabalho infantil está intimamente associado à pobreza. Muitas
famílias pobres não dispõem de condições para pagar as propinas escolares ou outros custos
associados. A família pode depender do contributo de uma criança trabalhadora para o seu
orçamento familiar, colocando, por isso, a educação em segundo plano. Além disso, quando
uma família tem de escolher entre mandar um rapaz ou uma rapariga para a escola,
normalmente a rapariga é preterida.
Hoje, mais do que nunca, as crianças precisam de uma educação e formação de
qualidade, que lhes forneçam as competências de que necessitarão para serem bem
sucedidas no mercado de trabalho. Contudo, em muitos países, as escolas localizadas
junto das comunidades mais carenciadas apresentam deficiências em termos de
adequação e dos recursos de que dispõem. Instalações precárias, turmas demasiado
numerosas e falta de professores qualificados induzem a níveis educativos baixos.

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